Confira 10 dicas para ganhar confiança e enfrentar o trânsito sem medo

mulher-medo-dirigir

Foto: Dreamstime

Paciência é a palavra de ordem para os recém-habilitados. Afinal de contas, estar autorizado a dirigir não significa estar completamente pronto para enfrentar o trânsito sozinho. Seguem dicas valiosas para você administrar pedais, volante e câmbio sem medo!

1. Treine longe do trânsito

Pratique os fundamentos básicos, como o comando de pedais, as trocas de marcha e as manobras de ré e estacionamento, longe das ruas movimentadas. “Escolha uma via tranquila e repita tudo em baixa velocidade”, orienta Márcia Pontes, educadora de trânsito e autora do blog e do livro Aprendendo a Dirigir. Aumente o trajeto conforme for adquirindo confiança.

2. Evite os vícios

Segurar o volante com apenas uma das mãos ou deixar o pé esquerdo apoiado sobre a embreagem são vícios que prejudicam o condutor. “Não herde manias de amigos e parentes. Assim, guiará de forma mais segura e econômica”, comenta Claudia Ballestero Gracindo, psicóloga e coordenadora da Clínica Escola Cecilia Bellina, em São Paulo.

3. Seja cordial

Respeite para poder exigir o mesmo. “Tenha consciência de que você está num ambiente com regras, em que a educação e a cortesia são primordiais”, ressalta Claudia.

4. Segure o volante corretamente

A posição certa é aquela que representa 10 horas e 10 minutos nos ponteiros do relógio. “Usar as duas mãos permite que o motorista faça manobras precisas e reaja diante de imprevistos tendo controle do carro”, afirma a psicóloga.

5. Perceba o espaço ao seu redor

Avaliar se a distância entre o seu carro e os outros veículos é suficiente ou não pode parecer óbvio e simples, mas, definitivamente, é um grande desafio para os novatos. O que fazer? Observar e praticar. Assim, a ideia de espaço na rua vai melhorando.

6. Não ignore os retrovisores

“Eles são seus olhos para o que não consegue enxergar enquanto dirige. Por isso, devem ser utilizados sempre”, alerta a educadora Márcia Pontes. Lembre-se também de que o uso dos retrovisores não elimina completamente os pontos cegos do automóvel.

7. Fique em dia com a manutenção

Calibre os pneus e verifique os níveis de água e óleo uma vez por semana. Não ande com o combustível na reserva e faça as revisões periódicas no prazo recomendado.

8. Rode na faixa da direita

“A faixa da esquerda é usada para ultrapassagens. Não trafegue nela se não houver outro veículo à direita ou se estiver dirigindo em baixa velocidade”, diz Roberto Manzini, presidente do Centro de Pilotagem Roberto Manzini, em São Paulo. Dessa forma, você não atrapalha o fluxo de carros e os demais motoristas não a pressionam.

9. Evite ultrapassagens

A manobra requer atenção e boa noção de espaço e tempo. Se você não tem prática, o melhor é não arriscar. “Pode ser perigoso, pois você precisa levar em consideração a sua velocidade, a de quem é ultrapassado e, em caso de mão dupla, a do veículo que vem em sentido contrário”, explica Roberto Manzini.

10. Troque a marcha

Escute o carro, ele “pede” a troca ao motorista. A demora para aumentar ou reduzir a marcha provoca um gasto desnecessário de combustível, além de comprometer a performance do veículo.

As informações foram publicadas originalmente no site MdeMulher. Aqui no CCF você encontra a Auto Escola Fortaleza, com uma excelente equipe que irá auxiliar as pessoas que sentem medo a ter maior segurança. Entre em contato hoje mesmo através do telefone 3339-1785.

Esta entrada foi publicada em auto escola, Dicas e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>